quinta-feira, 19 de maio de 2011

Andanças

Amedeo Modigliani


...mire,veja: o mais importante e bonito do mundo é isto; que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas, mas que elas vão sempre mudando. Afinam ou desafinam. Verdade maior. É o que a vida me ensinou
.
João Guimarães Rosa, Grande Sertão: Veredas


Confesso que das andanças que fiz pouco trouxe na mala. Ao contrário do bom viajante, meus mapas serviram para espalhar um pouco de mim em terras alheias – nunca para encher paredes e prateleiras com lembranças dos lugares que fui. Cheios mesmo, voltaram sempre o coração e o espírito. No primeiro tomei por hábito carregar antigas e novas esperanças, o afeto de pessoas que cruzassem meus caminhos – ah, esta sim, minha verdadeira bagagem! – e um pouco da calma que os anos acumulam. No segundo, os cheiros, sabores, sons e experiências que fazem da vida um espetáculo constante de surpresa e movimento.

A esta altura, preciso dizer que intuitivamente sempre acreditei não haver nada que nos impeça de mudar. Talvez por esta razão, desde cedo tomei gosto pelo reinventar-se (para lembrar as palavras de Marcos Afonso). Verdade que algumas vezes custou-me caro ao espírito este desejo e se digo isto é porque acabo de recordar de Márcia, terapeuta das boas que me salvou da atração pelo destino de fênix.

Sim, não busco mais o nada para abrir novamente as asas. Reinvento-me cotidianamente nas coisas miúdas, quase invisíveis. E na medida daquilo que considero importante. Não para os outros, vejam bem. Mas para esse espírito inquieto, habitante do meu corpo e de outras existências – tão raras e sublimes – que orbitam ao meu redor.

E quantas casas, malas e modos de vida eu desfiz e vivi. De tudo digo aos verdadeiros amigos que hoje, longe de acumular conhecimento, esvazio-me das certezas. Procuro manter o espírito livre de uma criança: quero errar sem medo para poder aprender. Mais ainda: não tenho pressa de aprender. Descobri certo desejo de caminhar com o frio na barriga e as mãos suadas. Não são assim nossos primeiros dias de aula?

Por isso tenho anotado o que me dizem, o que me ensinam aqueles que sabem. Não em folha de papel, mas na matéria daquilo que não podemos enxergar, ainda que eu desconfie ser o que temos de mais real: somo às minhas idiossincrasias, as dos outros. E sigo cada vez mais leve.

Ah, esses devaneios! O que eu queria dizer, antes de me deixar levar por esse espírito brincalhão, era mais simples...

Retorno, então, aos mapas. Foram eles o ponto de partida desta que deveria ser uma crônica para falar a ti, Silvana. Porque desse país tropical, em meio a toda a ancestralidade da floresta que me cerca, senti necessidade de dividir a febre de minhas mãos vazias e o açoite silencioso das palavras que me escapam.

A saudade me fez revisitar esses dias o apartamento, ora fechado, na ilha. Meus olhos fixaram-se nas pequenas imagens espalhadas pela geladeira e paredes da cozinha. E o Luc? Como se portou no frio da Suíça?

Ah, não esqueci que hoje o reinventar-se tem um peso (ou uma leveza?) maior. Por essa razão, te escrevo e faço um convite. Vamos, agora, acender nossos cigarros na área enquanto o café quase esfria nas xícaras. E falemos de música, poesia, cinema, sonhos.

3 comentários:

Jalul disse...

É, Vássia, na trajetória errante, vale o que a vida ensina.
Tanto o meu espírito quanto o meu coração estão despidos do que eu sentia ter valor. Vou levando mais ou menos na base do "a vida não me cobra o frete", reinventando-me como me permito e se me permito. Não tenho mais compromisso com o amanhã e o passado já não causa dor.
Hoje eu queria, de verdade, estar com você, Elson, com tia Yasmin e as sobrinhas tuas filhas, comendo um peixinho na brasa, tomando uma cerveja em qualquer beira de açude de águas rasas. Sonhar, com coisas boas, não faz volume e nem paga excesso.Dá leveza!
Beijão.

Jalul disse...

Esqueci de dizer que o Marcos Afonso escreve umas coisas que me deixam com a cabeça "peidadinha" e a mil por hora!
Onde foi que esse menino aprendeu essas coisas?

Rodrigo Rocha disse...

Vássia passei para conhecer seu blog ele é notª10, show, espetacular muito maneiro com excelente conteúdo desejo muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS ilimine seus caminhos e da sua família
Um grande abraço e tudo de bom